Com que frequência deve alimentar um gato?
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Esta é uma excelente pergunta e pode realmente fazer a diferença na saúde e felicidade do seu gato.
Quando se trata de ter animais de companhia, as visões e práticas tradicionais podem ser difíceis de ultrapassar. As pessoas tendem a continuar a fazer as coisas só porque é assim que sempre foram feitas. Desde que os gatos deixaram de ser usados para controlo de pragas e entraram nas nossas casas e nos nossos corações, há uma tendência para os alimentar como os cães, com uma ou duas refeições por dia. De facto, isto não se adequa muito bem ao seu gato ou ao seu trato digestivo.
Os gatos de companhia podem ter sido domesticados durante milhares de anos, mas continuam a ser muito semelhantes, em muitos aspetos, aos seus antepassados selvagens e aos seus primos modernos da vida selvagem. São obrigatoriamente carnívoros, o que significa que têm de ter carne ou produtos à base de carne na sua dieta. Os gatos são caçadores por natureza e, como qualquer pessoa cujo gato tenha trazido para casa um "presente" delicioso, sabe que alimentá-los não faz nada para remover esse instinto enraizado. Quando os gatos se defendem sozinhos, passam horas e horas por dia à procura de presas e comem entre 10 e 20 pequenas refeições por dia. O seu trato digestivo é relativamente curto, pelo que comer pouco e com frequência é o melhor para eles.
Obviamente, que se viverem numa casa como animais de companhia é muito diferente de um cenário de vida selvagem. São poucos os gatos que gastam tanta energia como gastariam se tivessem de se defender sozinhos, e as nossas vidas ocupadas praticamente excluem a possibilidade de dar 20 refeições por dia! Mas podemos fazer mais para imitar um equilíbrio natural do que uma ou duas refeições por dia.
Alimentação com várias refeições por dia
O ideal é que os gatos façam várias pequenas refeições por dia. Idealmente, devem fazer entre cinco e oito refeições e este número depende do seu gato e do alimento que come. Isto ajuda-o a manter-se em forma (se a sua quantidade diária não for excedida) e mantém-no interessado e mais satisfeito ao longo do dia. Também o torna menos suscetível a pedir-lhe alimento ou a roubar alimento de onde não deve fazê-lo.
Pode pensar que fornecer várias refeições é impossível com as nossas vidas ocupadas, mas os alimentadores com temporizador são um ótimo recurso para o ajudar. Há muitos disponíveis que possibilitam quatro a seis refeições por dia.
A alimentação e a ligação com o seu gato
Dar alimento é uma das partes mais importantes da ligação entre o homem e o animal. Gostamos de tratar os nossos animais de companhia e vê-los saborear o que lhes damos a comer. Poderá ter receio de que os alimentadores com temporizador o tirem da equação, mas temos algumas coisas a dizer quanto a isso.
Em primeiro lugar, pode continuar a dar refeições quando quiser e utilizar o temporizador apenas quando estiver fora de casa. Pode decidir dar as melhores refeições do dia, como o pequeno-almoço e antes da hora de deitar. Se o seu gato comer alimento húmido e seco e o húmido for o que mais gosta, terá a vantagem de lhe dar as suas refeições favoritas e o alimento seco mantém-se fresco e guardado no temporizador.
Em segundo lugar, por vezes, os alimentadores com temporizador podem ajudá-lo a não parecer o mau da fita. Se o seu gato estiver a fazer um regime de perda de peso, por exemplo, o seu gato olhará para o alimentador com temporizador em vez de olhar para si quando quiser alimento, para que não se sinta tão culpado! Como os gatos também não têm um ritmo diário específico, pode programar o temporizador para alimentar o seu gato se este gostar de comer durante a noite, para não perturbar o seu sono.
Resumindo…
O ideal para os gatos é alimentá-los com cinco a oito refeições por dia. Pode alimentá-los em vários locais para estimular o exercício, utilizar comedouros tipo puzzle para algumas refeições ou manter a simplicidade com um temporizador. Tudo depende do seu horário e do que o seu gato gosta. Certifique-se apenas de que verifica com o seu veterinário se o alimento que o seu gato come e a quantidade diária estão corretos e, em seguida, pode decidir quantas refeições se adequam melhor ao seu gato.
Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA