É seguro dar bananas ao meu gato?
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
As bananas são um biscoito nutricional e benéfico para os humanos, mas o mesmo não se aplica aos animais de companhia. Se tem um gato como membro da família, por exemplo, pode estar a perguntar-se, será que as bananas são benéficas para os gatos? Ou será que o seu melhor amigo felino pode comer bananas como um biscoito? Vamos descobrir.
Os gatos podem comer bananas?
Embora outros "alimentos para consumo humano", como o chocolate, sejam tóxicos para os gatos e outros animais de companhia, e assim devem ser evitados, as bananas não são tóxicas. É uma das frutas que os gatos podem comer em segurança em pequenas porções. Mas certifique-se de que o seu gato não come nenhuma casca de banana; a casca deste fruto pode causar perigo de asfixia e não é digerível.
Consumir bananas em excesso pode ser problemático e contribuiu para problemas gastrointestinais. Problemas gastrointestinais "são mais frequentemente causados por intolerâncias alimentares", afirma a Experto Animal, como por exemplo quando o seu gato rouba um alimento da mesa da cozinha que não lhe faz bem ao estômago. As bananas podem inserir-se nesta categoria, pois não oferecem nenhuma nutrição específica que os gatos necessitam. Os gatos são carnívoros, e embora digiram bem amido cozido, alterações súbitas na dieta podem contribuir para um problema gastrointestinal.
É importante escolher alimentos para o seu gato que sejam facilmente digeridos e proporcionem os nutrientes de que ele necessita. Se der ao seu gato banana, alguns dos problemas digestivos a ter em atenção incluem: diarreia, obstipação, vómitos e regurgitação. Se notar algum destes ou outros sinais clínicos invulgares, contacte de imediato o seu veterinário.
As bananas são seguras para os gatinhos? Os gatinhos que já finalizaram o processo de desmame (geralmente por volta das oito semanas de idade) devem ser alimentados com "um alimento de boa qualidade para gatinhos", afirma o Mundo gato. O sistema digestivo de um gatinho ainda está em desenvolvimento, e a introdução de um alimento para consumo humano nesta etapa inicial pode causar inflamação, irritação, sensibilidade ou outra complicação.
Hora do biscoito: As bananas são benéficas para os gatos?
Os biscoitos devem representar menos de 10% da ingestão de calorias do seu animal de companhia, afirma o Cummings Veterinary Medical Center at Tufts University, e um pequeno pedaço de banana representa grande parte dessa percentagem de calorias.
Os gatos podem comer bananas como um biscoito nutritivo? Uma vez mais, a resposta é sim, mas com moderação. Por serem ricas em hidratos de carbono e em calorias, as bananas não estão no topo da lista de biscoitos para gatos, e o seu gato pode nem sequer gostar de comer bananas. Como a Cat Health salienta, os recetores das papilas gustativas "doces" de um gato não são muito fortes, pelo que não são instintivamente atraídos por alimentos doces como as bananas. No entanto, tendo a oportunidade, muitos gatos podem querer experimentar algo novo.
Embora as bananas estejam na lista segura, existem certas frutas que nunca deve dar ao seu gato, incluindo:
- Citrinos (laranjas, tangerinas, limões, toranjas, limas, etc.)
- Cerejas
- Tomates
- Uvas
- Passas
Se o seu melhor amigo ingerir algum destes ou outros alimentos tóxicos, contacte de imediato o seu veterinário ou uma clínica veterinária para determinar o tratamento.
Afinal, os gatos podem comer bananas? Enquanto biscoito ocasional e divertido, a melhor escolha é dar-lhes biscoitos saudáveis para gatos (com moderação) e alimentos formulados especificamente com a nutrição de que necessitam. Os gatos requerem um plano de alimentação à base de carne com o equilíbrio certo de proteínas e outros nutrientes, em que todos ajudam a manter o seu melhor amigo em forma.
Biografia da autora
Christine O'Brien
Christine Brovelli-O'Brien, doutorada, é uma escritora premiada, tutora de animais de companhia de longa data e membro profissional da Cat Writers' Association (CWA). Encontre-a e siga-a no Instagram e Twitter @brovelliobrien
Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA