Encontrar o seu novo gatinho: Onde procurar

Published by
minutos de tempo de leitura

Está a pensar em adotar um gatinho? A RSPCA acolheu 29.432 gatos em 2019, e comunica que durante a pandemia houve uma necessidade extrema em salvar gatos e gatinhos abandonados. Tendo isso em consideração, é importante estar totalmente ciente das responsabilidades de ter um gatinho e considerar cuidadosamente onde ir buscá-lo.

Devo adotar um gatinho?

Trazer um gatinho para a sua casa é um enorme compromisso. Por isso, tenha em consideração estas questões importantes antes dar este passo.

  • A minha casa está pronta para um gatinho? Um gatinho quer explorar todos os centímetros da sua nova casa. Vai querer trepar às prateleiras, explorar espaços minúsculos e brincar com qualquer coisa onde meta as suas pequenas patas. Tem de estar disposto(a) a fazer mudanças para manter o seu gatinho seguro e a sua casa intacta. Siga estas dicas para tornar a sua casa à prova de gatinhos.
  • A minha família está pronta para um gatinho? Poderá estar a introduzir um gatinho numa casa com crianças ou outros animais de companhia. As crianças que nunca estiveram perto de animais de companhia poderão não compreender como devem tratá-los. Se tiver crianças em casa e elas implorarem para adotar um novo gatinho, é importante não ceder sem pensar, mas garantir que tanto você como as crianças estão prontos para a nova responsabilidade. Embora as crianças possam prometer alimentar, cuidar e limpar as necessidades dos gatos, certamente será da sua responsabilidade ensinar as crianças a cuidar corretamente do gatinho.
  • Tem outros animais de companhia a considerar em primeiro lugar? Se já tiver animais em casa, poderá demorar algum tempo até se habituarem a um novo animal de companhia. Apresente-os lentamente e não os deixe sozinhos até ter a certeza de que estão prontos. Lembre-se que os animais que já tem, estão habituados a receber toda a sua atenção e podem ser territoriais em relação à casa e a si. Por isso, é importante continuar a dar-lhes o mesmo amor de sempre para os ajudar na transição.
  • Tenho tempo suficiente para passar com um gatinho Os gatinhos são mini bolas felpudas cheias de energia que estão desejosas por brincar e conhecê-lo(la). Quando ficam sozinhos muitas vezes, os gatinhos têm maior probabilidade de desenvolverem problemas comportamentais mais tarde. Precisam de bastante exercício, treino e tempo para estabelecerem uma ligação consigo.
  • Tenho paciência para treinar um novo gatinho? É igualmente importante considerar se tem paciência suficiente para treinar um novo gatinho. Tal como as crianças, os gatinhos precisam de muita atenção e de serem educados para terem um comportamento aceitável. Certifique-se de que tem paciência para treinar o seu gatinho para coisas como utilizar a caixa de areia, arranhar, saltar para a mobília.
  • Tenho recursos financeiros para cuidar de um gatinho? A decisão de adotar um gatinho é um compromisso financeiro a longo prazo que começa com a esterilização/castração, vacinação e identificação e continua durante anos, para a alimentação, areia e cuidados veterinários regulares. Também tem de considerar o custo para problemas de saúde que o seu gatinho possa desenvolver mais tarde. Observe este detalhe das despesas típicas com um gato da Battersea Dogs & Cats Home, que também recomenda fazer um seguro para um animal companhia que ajuda a cobrir custos inesperados.
  • Que tipo de gato devo adotar? Investigue diferentes raças antes de decidir adotar um gatinho em particular. Pense no tempo que poderá passar com o gatinho, quanto espaço tem, que alergias pode ter e que tipo de estilo de vida leva.

Escolher o gato certo para a sua família

As organizações de realocação de animais, registam um número significativo de animais adotados devolvidos todos os anos, porque os seus donos não previram as suas necessidades ou já não satisfazem essas necessidades. Pode ser uma experiência traumática para o dono, bem como para o gatinho, por isso, é essencial garantir que encontra o gatinho mais compatível para si e para a sua família. Se não tiver a certeza de que tipo de gato é o mais certo para si, peça conselhos.

Os donos que pedem conselhos e ajuda a familiares, amigos ou veterinário antes de adotarem têm uma maior probabilidade de manter os seus gatinhos e desfrutarem dessa ligação especial.

Onde obter um gatinho

As associações de animais, organizações de resgate e sociedades humanitárias estão cheias de gatos e gatinhos amorosos e saudáveis que estão ansiosos por encontrar uma boa casa. Procure associações na sua cidade para obter ajuda a encontrar o gatinho certo para si.

O seu veterinário também o pode reencaminhar para grupos de resgate locais. Prepare-se para um pedido de inspeção da casa, pois muitas associações querem garantir que os gatinhos vão para boas casas. Se quiser um gatinho de raça pura, peça ao seu veterinário que recomende um criador local.

Além disso, certifique-se de que lê o nosso artigo com a lista de materiais para gatinhos para se preparar para o seu novo amigo felpudo. Seja qual for o gatinho que decida trazer para casa, lembre-se de o amar e cuidar dele como se fosse um membro da sua família.

 

Artigos relacionados

  • Treinar o seu gatinho para usar a caixa de areia

    Os gatos são animais higiénicos por natureza e é muito provável que o seu gato tenha aprendido com a sua mãe a utilizar a caixa de areia.
  • Plano de crescimento do gatinho

    Muito acontece durante o primeiro ano de um gatinho. É difícil acreditar que um pequeno gatinho que cabe na palma da sua mão possa transformar-se num gato adulto por completo num período de apenas 12 meses.
  • Quer acolher gatos? Eis o que deve saber

    Quer acolher gatos ou gatinhos na sua casa? Saiba que passos deve dar para ser família de acolhimento de gatos, bem como conselhos úteis de uma família de acolhimento experiente.
  • Escolher o gato ideal para apartamentos

    Tips for choosing cats best suited for apartment living, including what types of living spaces are best for certain breeds of cats.

Produtos relacionados