Porque é que o seu gato poderá estar a perder peso?

minutos de tempo de leitura

Um gato está deitado numa cadeira macia. Uma pata e os dois olhos estão apontados para cima, para alcançar algo fora da vista

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Atualmente, com uma tendência global para o excesso de peso em humanos e animais, é fácil concentrar-se em evitar o aumento de peso no seu gato. No entanto, a perda de peso inexplicável também é muito importante e pode ser um dos primeiros sinais de doença ou enfermidade. Se acha que o seu gato está a perder peso, e não é porque o seu veterinário o colocou num regime de perda de peso, deve agir o mais depressa possível.

A importância do controlo de peso

Nunca é demais sublinhar este facto. O aumento e a perda de peso podem ser sinais de problemas de saúde e, como em tudo o que está relacionado com a saúde, quanto mais cedo se aperceber de que algo está errado, mais cedo poderá obter ajuda. Os gatos são bons a esconder sinais de doença, pelo que, por vezes, quando se notam sinais evidentes, a doença pode estar bastante avançada. Detetar essas alterações de peso precoces pode fazer toda a diferença.

Mesmo que o seu gato seja saudável e só esteja a perder peso porque não gosta do novo sabor do alimento que comprou (ou a aumentar o peso pela razão oposta!), o facto de ter peso a menos ou a mais pode ter repercussões na sua saúde.

Desde jovem, é aconselhável habituar o seu gato a ser pesado. O seu veterinário fará isto sempre que for à clínica/hospital mas, como muitos gatos acham as viagens e as visitas ao veterinário um pouco stressantes, se adquirir o hábito de os pesar em casa, ambos ficarão habituados.

Se o seu gato for muito calmo e estiver quieto o tempo suficiente, pode simplesmente colocá-lo na balança da casa de banho. Em alternativa, pese-o dentro da transportadora e depois subtraia o peso da transportadora. Não se esqueça de incluir também qualquer manta nas contas. Tem também a opção de se pesar e depois colocar-se em cima da balança com o seu gato ao colo, se ele estiver suficientemente relaxado para ser pegado ao colo. Mais uma vez, quanto mais fizer disto uma rotina regular, mais feliz será o seu gato. A cada duas semanas quando se trata de um gatinho e mensalmente quando se trata de um adulto, são bons intervalos a utilizar.

Causas de perda de peso em gatos

Existem dezenas de condições e circunstâncias que podem causar perda de peso nos gatos. Seguem-se as mais comuns:

  • Doença renal. Mais uma vez, esta é uma condição comum em gatos de meia-idade ou mais velhos. Um dos sinais mais precoces poderá ser a perda de peso. Também poderá reparar que o seu gato está a ingerir mais água do que o habitual e não tem apetite.

  • Parasitas. Embora as grandes infestações com parasitas intestinais sejam pouco comuns atualmente, continuam a ser uma possível causa de perda de peso. O seu veterinário poderá aconselhar-lhe medidas preventivas adequadas à idade e ao estilo de vida do seu gato. Se este caça regularmente, pode necessitar de tratamento mais frequente.

     

  • Hipertiroidismo. Esta é uma doença comum em gatos de meia-idade ou mais velhos. Uma glândula tiroide hiperativa aumenta o metabolismo. O seu gato pode comer bem e até ter um apetite devorador mas mesmo assim perder peso. Os gatos com hipertiroidismo são frequentemente hiperativos e podem tornar-se agressivos.

  • Cancro. Muitos tipos de cancro não são dolorosos e podem ser difíceis de detetar. A perda de peso é um primeiro sinal muito comum e pode ser a única coisa em que se repara.

     

  • Problemas gastrointestinais. As enteropatias crónicas, as reações adversas alimentares e outros problemas gastrointestinais podem causar perda de peso porque o seu gato não obtém todos os nutrientes de que necessita dos alimentos.

  • Diabetes. Embora associemos frequentemente a diabetes a gatos com excesso de peso, a perda de peso é um dos sinais mais comuns quando a diabetes se desenvolve.

  • Dor de dentes ou na boca. As doenças dentais são mais comuns do que se possa imaginar. A dor na boca ou nas gengivas pode fazer com que o seu gato deixe de comer e cause perda de peso.

  • Stress. Situações de stress, como conflitos com outros gatos em casa, podem impedir que o seu gato coma o suficiente para manter um peso saudável.

Nem todas as causas de perda de peso nos gatos são graves, mas pode ver que algumas são-no certamente. Quanto mais souber o que é normal para o seu gato, mais depressa detetará os problemas. Qualquer perda de peso involuntária deve ser objeto de uma visita ao veterinário. Este pode encontrar um problema óbvio ou pode ter de averiguar mais profundamente com análises ao sangue ou à urina. De qualquer forma, irá descobrir o problema e receber o tratamento necessário o mais rapidamente possível.  


Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA