Como aumentar o peso de um gato

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Pode ser difícil identificar se o seu gato está demasiado magro. De acordo com a AVEPA (Associação de Veterinários de Espanha Especialistas em Pequenos Animais), 39 a 52 por cento dos gatos no Reino Unido têm excesso de peso. Como vemos tantos gatos com excesso de peso, um peso normal pode parecer anormalmente magro para os seus tutores. Também pode ser difícil identificar se o seu gato é magro se tiver pelo comprido ou uma barriga descaída.

Embora um gato magro não seja necessariamente uma causa para uma ida de urgência ao veterinário, se estiver a pesquisar "Como aumentar o peso de um gato“, provavelmente está na altura de uma investigação mais detalhada.

O meu gato está demasiado magro?

Saber se o seu gato está demasiado magro pode ser desafiante.Gato tigrado cinzento deitado na camaFelizmente, existem duas ferramentas simples que pode utilizar para determinar se o seu gato está demasiado magro, se tem excesso de peso ou está com o peso ideal.

  • Escala de condição corporal: os veterinários utilizam a escala de condição corporal (comparável ao índice de massa corporal para os humanos) para avaliar o peso de um animal de companhia. A escala de condição corporal pode ajudá-lo a determinar se o seu gato está demasiado magro. Pode encontrar um guia online, de organizações como a Zooplus, ou na sua clínica veterinária.
  • Teste com a mão: também pode utilizar a sua mão como referência para determinar a condição corporal do seu gato. Sinta as costelas do seu gato (localizadas atrás dos membros anteriores); se parecerem-se com a parte de trás da sua mão, então o peso está ideal. Se as costelas parecerem-se com os intervalos dos seus dedos, então tem um gato magro. Se as costelas parecerem-se com a palma da sua mão, provavelmente o gato tem excesso de peso. Ainda não tem a certeza? Assista a este vídeo da Experto Animal que demonstra o teste com a mão.

Causas de perda de peso num gato magro

Existem duas causas principais para um gato estar demasiado magro: ou não está a comer o suficiente ou está a gastar mais calorias do que as que está a ingerir. Poderá não estar a comer o suficiente devido a stress, um problema dental, náuseas ou um conjunto de outros motivos. Os gatos com certas doenças podem ter perda de peso e este pode ser o primeiro, e por vezes o único, sinal externo de desenvolvimento de uma doença subjacente. A perda de peso também se pode dever a alterações relacionadas com a idade no funcionamento corporal e metabolismo, que podem ocorrer em alguns gatos geriátricos com mais de 10 anos de idade.

O outro motivo para um gato estar demasiado magro é a falta de acesso a alimentos. Se encontrar um gato subnutrido, pode contactar a associação local ou um veterinário para obter a sua opinião sobre o que fazer para alcançar uma boa condição de saúde. As associações podem recomendar que é preferível levá-lo a uma consulta no veterinário, se possível. Os gatos adotados devem ser sempre levados ao veterinário para descartar problemas de saúde.

A perda de peso pode ser subtil e lenta no início. Segundo a AVEPA, recentes estudos demonstraram que a perda de peso é um sinal muito precoce de doença renal e pode começar por se manifestar três anos antes de ser realizado um diagnóstico. Uma intervenção precoce dá a oportunidade de iniciar o tratamento mais cedo. Por conseguinte, as consultas regulares com o veterinário que incluem a verificação do peso corporal, podem ser muito úteis no diagnóstico precoce da doença.

É considerado uma emergência médica se o seu gato (magro ou não) deixar de comer completamente. Se esse for o caso, deve levar o seu gato ao veterinário imediatamente. Os gatos que não comem durante vários dias podem desenvolver um problema que colocam em risco a sua vida, este problema é designado lipidose hepática, também conhecida como síndrome do fígado gordo.

Como aumentar o peso de um gato?

Gato cinzento e branco de pelo comprido a comer de um comedouroSe acha que o seu gato precisa de aumentar o peso, deve levá-lo em primeiro lugar ao veterinário para que possam ser descartados problemas médicos subjacentes. Se não forem encontrados problemas de saúde, as dicas abaixo podem ajudá-lo a aumentar o peso do seu gato.

  • Os gatos saudáveis (mas magros) podem simplesmente precisar de mais refeições por dia e/ou acesso livre a alimento seco para aumentar o peso. Os gatos preferem petiscar ou comer pequenas refeições ao longo do dia, por isso ter alimento disponível todo o dia pode fazer toda a diferença. Certifique-se de que fala com o seu veterinário para ver se esta seria uma boa opção para o seu gato. Ter alimento sempre disponível pode provocar obesidade e é recomendável apenas em determinadas circunstâncias.
  • Se tiver mais de um gato, um poderá ser o guardião do comedouro, impedindo que o outro coma. Certifique-se de que todos os gatos têm acesso ao alimento ao longo do dia num ambiente seguro e sem riscos.
  • Se o seu gato for ansioso, certifique-se de que o comedouro não está próximo de um objeto que o assuste, como um radiador, algo barulhento ou um cão a ladrar.
  • Se der apenas alimento seco ao seu gato, ofereça-lhe alimento húmido como suplemento (ou vice-versa).
  • Se o quiser mimar na altura da refeição, tente oferecer refeições simples num local sossegado sem grandes confusões.
  • Para os gatos verdadeiramente minuciosos, tente sabores diferentes e consistências diversas de alimento, seco e húmido. Alguns gatos preferem um patê de frango, outros um guisado de salmão, mas certifique-se de que faz uma transição correta da sua alimentação para evitar qualquer problema digestivo.
  • Aqueça o alimento no microondas durante alguns segundos para aumentar o seu aroma. Certifique-se de que utiliza um recipiente apropriado para usar no microondas quando o fizer e verifique a temperatura antes de dar ao gato.
  • Misture uma pequena quantidade de frango no alimento seco; a maioria dos gatos adoram o cheiro e sabor do frango. Mas certifique-se de que mistura apenas carne branca sem pele. Lembre-se que a refeição diária do seu gato deve ser principalmente um alimento para gato bem equilibrado.
  • Tente adicionar uma quantidade muito pequena do líquido do atum em lata ou caldo de galinha sem sal ao alimento do seu gato.

Alguns gatos podem precisar simplesmente de um alimento com mais calorias e podem beneficiar de um alimento dietético com alto teor calórico. Os gatos mais velhos que se esforçam por manter o peso podem beneficiar de um alimento de elevada digestibilidade rico em antioxidantes, ácidos gordos ómega-3 e -6 e prebióticos. Se o seu gato for diagnosticado com um problema de saúde, o seu veterinário pode recomendar um alimento dietético formulado especificamente para ajudar o seu animal de companhia.

Fale sempre com o seu veterinário antes de mudar o alimento do seu gato ou de lhe dar quaisquer suplementos nutricionais.

Se acha que o seu gato pode estar demasiado magro, consultar o veterinário é sempre o melhor plano de ação. É a melhor pessoa para ajudá-lo a definir estratégias para que o seu gato coma mais e para determinar se existem quaisquer problemas graves por trás da perda de peso. Com sorte, com alguma paciência e informação do veterinário, o seu melhor amigo irá alcançar um peso saudável num instante.

Biografia da autora

Dra. Sarah Wooten

Dra. Sarah Wooten

A Dra. Sarah Wooten formou-se na Faculdade de Medicina Veterinária da UC Davis em 2002. Membro da American Society of Veterinary Journalists, a Dra. Wooten divide o seu tempo profissional entre o treino de pequenos animais em Greeley, Colorado, conferências sobre questões associadas com liderança e comunicação com clientes e escrita. Gosta de acampar com a família, de esquiar, mergulhar e participar em triatlos.

 

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Becky Mullis, DVM, DACVIM (Nutrition)

Artigos relacionados

Produtos relacionados