Diferenças entre gatos macho e fêmea

Publicado por Chrissie Klinger
minutos de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Já conhece as diferenças biológicas entre os gatos macho e fêmea, mas poderá ter dúvidas qual será o melhor género quando trata-se de escolher um novo melhor amigo felino para a família. Pesquisar sobre as diferenças entre ambos os géneros pode ajudar a escolher um gato mais adaptado ao seu estilo de vida e personalidade. Então, deve escolher um macho ou uma fêmea? Comecemos por explorar a diferença entre gatos macho e fêmea antes de conseguir responder devidamente a essa pergunta.

Qual o género que tem um melhor comportamento?

As diferenças de comportamento entre gatos macho e fêmea são mais óbvias naqueles que foram castrados ou esterilizados, dado que as diferenças de comportamento estão normalmente relacionadas com a libido do gato. Por exemplo, os gatos poderão ficar mais agressivos, começar a urinar em todo o lado e tentar fugir de casa quando estão na fase da maturidade sexual. Por outro lado, as gatas ficam normalmente mais carentes, sendo que algumas tendem a esfregar-se em quase tudo enquanto miam. Ainda que a maioria dos gatos macho e fêmea que não são castrados e esterilizados tenham comportamentos distintos, não existe qualquer consenso, independentemente do género, que se comportam de uma forma especifica. Alguns gatos fêmea urinam por todo o lado quando estão no cio, enquanto que alguns gatos macho são mais carinhosos. A maioria das associações incentiva fortemente os tutores de animais de companhia a esterilizarem e/ou castrarem os seus gatos. Os gatinhos são realmente amorosos, mas deve focar-se em educar um de cada vez antes de permitir que o seu amigo tenha uma ninhada.

De acordo com um estudo com mais de 1000 tutores de gatos, realizado pelo Davis Veterinary Medical Teaching Hospital da Universidade da Califórnia, a raça ou a cor do gato poderá ser um bom indicador do seu carácter, segundo o The Sacramento Bee. Os gatos com um pelo malhado que parece a carapaça de uma tartaruga, por exemplo, são normalmente atrevidos e enérgicos. No entanto, a maioria dos tutores e veterinários dizem que escolher um gato com base no género ou na cor não garante que terá um gatinho amoroso ou independente. O ambiente em que um gato é educado e a personalidade do tutor costuma influenciar mais o comportamento do que a genética.

Maine coon playing with orange cat toy on ground.

Nota máxima pelo aspeto

As raças de gato são normalmente mais difíceis de distinguir do que as raças de cão. O seu futuro gatinho pode ter uma mistura de traços, uma cor característica e uma pelagem longa ou curta. Como acontece com a maioria dos mamíferos, os gatos machos ou de qualquer raça tendem a ser maiores do que as fêmeas. No entanto, em termos gerais, os machos e as fêmeas tendem a pesar entre 2,5 e 5,5 kg, com uma altura entre 20 e 25 cm. O tipo de alimentação que dá ao seu gato, a quantidade de exercício praticado e o estado de saúde geral terão uma grande influência ao nível do aspeto.

Escolher um gato unicamente com base no aspeto não é o ideal. Se pretende levar um novo gato para casa, visite uma associação que tenha uma ampla variedade de gatos com diferentes idades, raças e temperamentos. Muitas associações têm uma página na Internet com imagens de gatinhos que pode ver antes de os visitar fisicamente, sendo que os funcionários podem dar-lhe mais informações sobre o passado do gato. Quando conhecer um gato pela primeira vez, sente-se junto dele e espere que seja ele a ir ter consigo. Deixe que o gato encoste-se e esfregue-se um pouco em si antes de estabelecer qualquer contacto. E passe sempre algum tempo com vários gatos diferentes antes de tomar uma decisão final.

Devo optar por um gato macho ou fêmea?

A verdade é que o género do gato não importa quando trata-se de escolher o animal de companhia perfeito para si. Ainda que existam algumas diferenças ao nível do comportamento entre gatos macho e fêmea quando atingem a idade adulta, a genética de um gato e o ambiente têm um papel fundamental na ligação existente entre o gato e o tutor. Assim, dedique algum tempo a conhecer vários gatos e escolha aquele que acredita ser o seu melhor amigo. As diferenças entre gatos macho e fêmea deverão ter um pequeno peso na escolha de um gato.

Biografia da colaboradora

Chrissie Klinger

Chrissie Klinger

Chrissie Klinger é tutora de animais de companhia e gosta de partilhar a sua casa com os seus patudos, duas crianças e o seu marido. Quando não está a ensinar, escrever ou publicar no seu blogue, Chrissie gosta de passar tempo com a família. Esforça-se por escrever artigos que ajudem os tutores de animais de companhia a viver uma vida mais ativa e preenchida com os seus animais.

Artigos relacionados

Produtos Relacionados