Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Enquanto aconchega-se no sofá com o seu melhor amigo para uma maratona de filmes à noite, gosta de comer uma mão-cheia de pipocas com manteiga. O seu gato ou cão dá-lhe aquele irresistível olhar, pedindo inocentemente por um pedaço.
Há problema em partilhar? A manteiga é prejudicial para o seu cão ou gato? Analisemos este condimento popular a fundo.
A manteiga é prejudicial para o seu animal de companhia?
Embora a manteiga não seja tóxica para os animais de companhia, pode causar problemas, incluindo vómitos ou diarreia ligeira, segundo a World Dog Finder. Isto é verdade para todos os alimentos com gordura, incluindo óleos e gorduras. A World Dog Finder explica que se os animais de companhia comerem manteiga especificamente, podem sofrer de gastroenterite, uma inflamação do revestimento do intestino, ou pancreatite que é uma inflamação do pâncreas. A pancreatite é importante porque pode ser letal.
Algumas raças de cães (como os Schnauzers miniatura) são mais suscetíveis de desenvolver pancreatite do que outras; por isso, é uma boa ideia contactar o seu veterinário se souber que o seu animal de companhia ingeriu um pedaço de manteiga ou um prato com restos de alimentos com gordura. Ele pode aconselhar, com base na raça e peso do seu animal de companhia, se precisa ou não de assistência profissional.
Conclusão: não, o seu animal de companhia não deve comer manteiga ou qualquer alimento com gordura, incluindo margarina ou substitutos de manteiga elaborados com óleos. Em vez disso, quando estiver a lanchar, ofereça ao seu animal de companhia um biscoito elaborado especificamente para si, tendo em conta os seus sistemas nutricionais e corporais. É para isso que servem os biscoitos para cães e gatos!
O que fazer se o seu animal de companhia comer manteiga?
Mas e se o seu animal de companhia astuto já estiver a lamber os lábios? E se o seu gato ingeriu todo o prato de manteiga ou o seu cão ficou com a boca cheia de pipocas enquanto fazia uma pausa para ir à casa de banho? Não é benéfico para eles, mas mais uma vez, a manteiga não é tóxica. Isto significa que não precisa de correr para a clínica veterinária, a menos que consumam grandes quantidades de manteiga.
Em vez disso, contacte quando a clínica estiver aberta para avisar o veterinário sobre a situação. Entretanto, vigie o seu animal de companhia. Se notar algum dos seguintes sinais clínicos, contacte o seu veterinário o mais rapidamente possível:
- Dor ou sensibilidade abdominal
- Diarreia (com ou sem sangue nas fezes)
- Comportamento letárgico
- Redução do apetite
- Vómitos (podem ocorrer um a quatro dias depois de comer os alimentos ricos em gordura)
Para evitar que o seu gato ou cão coma manteiga, mantenha-a fora do seu alcance. Para os amantes de gatos, isto significa estar atento ao que se deixa nas bancadas da cozinha, nas mesas de sala de jantar, nas mesas de cabeceira e em qualquer outra superfície que o seu gato possa explorar. Para as famílias com cães, estar mais atento ao que se passa na mesa de café ou aos alimentos que as crianças comem enquanto estão sentadas no chão. Guarde imediatamente as sobras e os pratos por terminar para evitar que os animais de companhia curiosos comam algo que não devam, como manteiga.
Então, a manteiga faz mal aos cães? A manteiga faz mal aos gatos? Sim, em ambas as frentes. Todos nós adoramos partilhar os nossos alimentos com os nossos animais de companhia, mas alimentos com manteiga não são uma boa escolha. Se não consegue imaginar não partilhar alguma coisa do seu prato, fique-se por fruta fresca sem açúcar ou vegetais não temperados, como cenouras, fatias de maçã ou feijão verde sem manteiga com o consentimento do seu veterinário. Ou, coloque um par de biscoitos favoritos do seu gato ou cão ao lado do seu prato para os fazer pensar que estão ambos a comer as mesmas iguarias saborosas. Um brinde aos biscoitos saudáveis do seu companheiro!
Biografia da autora
Angela Tague
Angela Tague é uma tutora de animais e escritora da região centro-oeste dos Estados Unidos da América. Quando não está a fazer experiências na cozinha, a explorar trilhos naturais com o seu cão ou num workshop de yoga, escreve a tempo inteiro para várias marcas sobre estilo de vida e tecnologia. Pode encontrá-la no Twitter ou no LinkedIn em @AngelaTague.