O seu cão apresenta sinais de alergias alimentares ou ambientais?
A desidratação e comichão da pele são apenas alguns dos muitos sinais que podem indicar que o seu cão sofre de um problema maior associado às alergias ambientais. Em casos raros, estes também podem ser sinais de uma alergia alimentar em cães. Estes sinais podem ser de longa duração ou recorrentes e devem ser indicados ao veterinário.
Estes são alguns dos sinais que podem indicar que um cão tem uma alergia alimentar ou ambiental.
- Vermelhidão, manchas ou erupções cutâneas
- Zonas com descamação
- Perda de pelo
- Crostas, escoriações ou espessamento da pele
- Comichão, lamber e esfregar
- Mau odor da pele
- Problemas digestivos
- Olhos lacrimejantes e secreções nasais
O que causa as alergias em cães?
Um dos aspetos mais difíceis para a recuperação é determinar a causa da reação alérgica. Os cães são afetados sobretudo por dois tipos de alergias: alergias alimentares e ambientais. A maior parte das alergias nos cães é motivada por causas ambientais, mas determinados ingredientes nos alimentos também podem causar reações alérgicas.


Alergias ambientais
Os sinais recorrentes de alergias ambientais podem ser causados por plantas, pólen ou picadas de insetos. Estes podem ser abordados com um tratamento multimodal, que inclui medicação para ajudar a reduzir de imediato os sinais e nutrição para um controlo eficaz a longo prazo.

Plantas

Pólen

Ácaros

Pulgas
Alergias alimentares
Na verdade, as alergias alimentares em cães são muito pouco frequentes, sendo que apenas 10% dos cães apresentam alergias alimentares!1 No entanto, raramente, alguns cães podem apresentar reações a determinados ingredientes, que o veterinário pode identificar através da realização de uma dieta de eliminação. Uma dieta de eliminação consiste no processo de encontrar e remover o ingrediente que está a causar os problemas digestivos ou cutâneos.
Controlar as alergias nos cães
O maneio das alergias em cães pode ser um processo desafiante e o primeiro passo é consultar o veterinário. O veterinário ajudará a encontrar a combinação adequada de nutrição, medicação e/ou produtos de aplicação tópica para o seu cão.
Confiança
Viver com um cão com alergias alimentares ou ambientais pode deixar ambos inquietos, mas o processo de recuperação exige tempo, paciência e confiança no veterinário. Lembre-se que, tal como os seres humanos, cada cão é único e a melhor solução é colaborar com um profissional para abordar as necessidades específicas do animal de companhia. Juntos, encontrarão a melhor solução para ajudar o seu melhor amigo a recuperar totalmente.

Nutrição
A nutrição clínica desempenha um papel importante no maneio a longo prazo das alergias em cães. Uma nutrição adequada ajuda a promover uma pele saudável desde o interior e a aliviar os sinais. Mesmo com tratamento, alguns cães podem apresentar sinais recorrentes que exigirão ajustes e o veterinário será um recurso útil para o controlo das alergias no seu cão.

Medicação
O veterinário pode prescrever medicação para ajudar a aliviar os sinais de alergias nos cães. Se tiver dúvidas quanto ao que pode dar ao seu cão para controlar as alergias, limite-se à medicação recomendada pelo veterinário.

Produtos de aplicação tópica
Os produtos de aplicação tópica podem utilizar-se para controlar os problemas de pele nos cães. Os produtos de aplicação tópica apresentam-se sob várias formas, como champôs, loções, sprays ou pomadas. Recorra ao veterinário para saber qual é o produto de aplicação tópica específico que melhor se adequa ao problema de pele e à etapa de vida do seu animal de companhia.


Compreender o apoio nutricional para as alergias alimentares e ambientais
Deve fazer algumas perguntas ao veterinário sobre o melhor alimento para cão que se adequa às alergias alimentares ou ambientais. Quanto às alergias alimentares, pergunte por alimentos terapêuticos para cão com uma proteína inovadora ou proteína hidrolisada com pouca probabilidade de causar reações. Quanto às alergias ambientais, pergunte sobre uma nutrição capaz de nutrir e ajudar a proteger contra agentes irritantes ambientais.

Uma proteína inovadora é uma proteína única que não se costuma encontrar nos alimentos para animais de companhia e que se destina a ajudar a reduzir o risco de reações adversas.

Uma proteína hidrolisada envolve a decomposição das proteínas em elementos mais pequenos para evitar que o sistema imunitário as detete.
Está na altura de consultar o veterinário?
Se observar alterações comportamentais ou algo de estranho no seu cão, está na altura de marcar uma consulta no veterinário.
Também pode perguntar ao seu veterinário, se um alimento terapêutico seria adequado para o seu cão. Os alimentos Hill's Prescription Diet são desenvolvidos por uma equipa de nutricionistas e veterinários, e devem ser adquiridos mediante recomendação do veterinário. Marque uma consulta para o veterinário avaliar a saúde e as necessidades nutricionais do seu animal de companhia.

Converse com o seu veterinário sobre a nutrição mais adequada para o seu animal de companhia.
Artigos relacionados:
[1] Muller, et al. Food Hypersensitivity. Em: Dyson, J., Ed. Small Animal Dermatology. Philadelphia: W.B. Saunders Company (1989), 470–474.