OS RISCOS DE EXCESSO DE PESO

 

Os donos dos cães nem sempre reconhecem que o seu cão está em má forma física. Talvez por isso que cerca de metade dos animais na Europa têm excesso de peso!

 

No entanto, um cão com excesso de peso pode ter problemas de saúde graves. Apenas alguns quilos a mais podem colocá-lo numa situação de risco e sofrer vários problemas de saúde, incluindo:

  • Pancreatite
  • Esperança de vida reduzida
  • Doenças de pele
  • Diabetes
  • Artrite e mobilidade reduzida

Se acredita que o seu cão tem um peso excessivo ou é obeso, consulte o seu veterinário para que em conjunto encontrem uma solução segura para o seu animal.

O seu cão tem excesso de peso ?


A pontuação da condição corporal, ou PCC, é uma ferramenta utilizada para avaliar o nível de gordura corporal e determinar a condição física adequada nos animais. Um veterinário pode fornecer-lhe uma avaliação especializada da PCC do seu cão para poder indicar-lhe se o peso do seu cão é o mais adequado ou se necessita de ajuda.

 

 

Um peso saudável tem benefícios

 

Os estudos demonstram uma relação clara entre o peso e a qualidade de vida de um cão. Os cães que conseguem alcançar e manter um peso saudável têm uma vida mais saudável e mais longa que os que sofrem de excesso de peso crónico ou obesidade:

 

 

Conseguem correr, saltar, brincar e participar melhor em atividades familiares

Cães com o peso saudável apresentam menos risco de sofrer de diversos tipos de doenças relacionadas com o peso

Cães com peso ideal conseguem investigar o ambiente que os rodeia e reagir melhor a estímulos, o que ajuda os cães a sentirem-se descontraídos e confortáveis

Sentem-se fisicamente mais confortáveis e conseguem coçar-se mais facilmente, deslocar-se para um local mais fresco, etc.

Algumas raças têm uma maior predisposição para problemas respiratórios ou cardíacos, mas esse risco é menos importante se tiverem um peso saudável

 

Brincar para conseguir um peso saudável

Eis algumas sugestões de jogos para ajudar o seu cão a fazer exercício para que seja divertido para ambos.
 

Apanhar e caçar

 

Primeiro, tenha a raça do seu cão em consideração. Tem um cão pastor ou um cão de caça? Utilize jogos como o "busca" podem manter um cão de busca entretido durante horas, enquanto as raças de cães pastores apreciam apanhar bolas ou arrumar brinquedos. Os cães de caça adoram procurar um rasto: será que consegue encontrá-lo a si ou a um membro de família?
 

Jogar às escondidas

 

As escondidas são um excelente jogo para fazer com o seu cão, embora possa necessitar de algumas tentativas até perceber como funciona. Esconda-se noutro quarto e chame-o. Depois recompense-o com grande agitação ou dê-lhe um croquete com baixo teor de gordura quando ele o encontrar. Ele pode fazer algumas tentativas até conseguir encontrá-lo, mas quando ele tiver percebido pode tornar-lhe a tarefa mais difícil se se esconder em sítios mais difíceis de encontrar. Faça os possíveis para que ele não desista.
 

Jogar à arabia

Este é um excelente jogo em grupo, assim como uma forma de reforçar o seu treinamento para ir ter consigo quando o chamar. Quando ele estiver pronto, levante a fasquia e peça a várias pessoas para jogarem, em que cada uma chama o cão de vários pontos para manter o cão sempre em movimento.
 

Crie uma pista de obstáculos

 

É fácil consegui-lo, mesmo dentro de casa. Dê asas à sua criatividade e utilize objetos domésticos seguros, como lençóis enrolados ou embalagens de cartão para criar barreiras e labirintos que ele possa percorrer. Certifique-se de que a área é segura e ajuste a pista às capacidades e tamanho do seu cão. À medida que perde peso, poderá avançar para tarefas mais complexas.
 

Faça uma caminhada

 

Embora não seja um jogo propriamente dito, a maioria dos cães adora fazer uma longa caminhada. Se o seu cão tem excesso de peso, deve de perder alguns quilos antes de dar início a esta grande aventura. Fazer uma inspeção diária ao "seu território" (o bairro onde reside ou um local onde ande com regularidade) é uma rotina importante. Todos os cães podem beneficiar de várias rotinas de passeio com trajetos previsíveis e almejar a novos horizontes.

 

 

 

 

Uma nutrição equilibrada pode melhorar a sua vida


As atividades diárias do seu cão e o seu humor podem ser afetadas negativamente pelo excesso de peso. Os alimentos que fornecem uma nutrição equilibrada podem ajudar o seu cão a alcançar um peso saudável, e ao mesmo tempo mantê-lo saciado e satisfeito. Os alimentos Hill’s™ Science Plan™ Perfect Weight contêm ingredientes de elevada qualidade que são combinados cuidadosamente para realçar o delicioso sabor a frango que os cães tanto adoram. Procure os alimentos Hill’s™ Science Plan Perfect Weight na sua clínica veterinária ou numa loja de animais perto de si.

 

 

anchor

Cuidar do seu cão

ARTIGOS E FERRAMENTAS